COMPARATIVO DE PREÇOS DE CARROS POPULARES


O consumidor brasileiro de automóveis, que sempre esteve acostumado a pagar caro por carros cada vez mais básicos e “depenados” em nome do baixo custo, está passando por grandes mudanças. As montadoras coreanas se estabeleceram de vez, as japonesas começam a se interessar pelos segmentos mais baixos, as francesas estão lançando versões mais baratas para seus veículos e as chinesas estão chegando e aos poucos, melhorando cada vez mais seus produtos.

Apesar dessas novidades não representarem uma ameaça imediata à liderança de mercado de Fiat e Volkswagen, estão causando perdas em seu segmento mais rentável: o de carros populares. Concorrentes mais completos e mais competitivos vendidos a preços mais acessíveis devem provocar uma longa guerra de preços e uma sucessão de novos lançamentos.  As mudanças provocadas pelo novo regime automotivo também devem mexer muito com o mercado, além da exigência de air-bags e ABS para todos os modelos a partir de 2014.

Entre as quatro grandes, quem teve a reação mais rápida foi a Chevrolet,  que começou com o lançamento do Agile em 2010 e está substituindo toda a sua linha de produtos. Entre os principais movimentos recentes, podemos destacar, por parte da Ford, a nacionalização o New Fiesta. A Volkswagen reformulou Gol e Fox, e promete o lançamento do Up para breve. A Fiat reformulou o Palio e está construindo uma nova fábrica em Pernambuco.

Quem está pensando em comprar um carro com valor entre 30 e 35 mil reais tem muitas opções. Pode optar por produtos mais inovadores, como HB20 e Etios, que demoram para sair da fábrica e têm poucas opções de oficinas autorizadas para as revisões. A outra opção são carros mais “pelados”, como Ford Ka, Gol G4 ou Mille Fire, de entrega mais rápida, manutenção mais barata, e grande rede de concessionárias e disponibilidade de peças.

Fizemos uma simulação de preços, e descobrimos aberrações, com modelos antigos custando tão caro quanto os lançamentos mais recentes e tecnológicos. Como o pacote de conteúdo de cada montadora é muito diferente da concorrência, tentamos manter, quando possível, uma configuração padrão: motor 1.0, 4 portas, pintura metálica, vidros elétricos, direção hidráulica, airbags e freios ABS.

Chegamos ao seguinte resultado:
Chevrolet Celta – R$ 31.230,00
Chevrolet Onix LS – R$ 31.690,00
Chevrolet Onix LT (mais completo, com ar-condicionado e vidros elétricos) – R$ 35.690,00
Fiat Mille Fire – R$ 28.667,00
Fiat Novo Uno – R$ 33.109,00
Fiat Palio Fire – R$ 29.821,00
Ford Ka – R$ 25.707,00
Ford Fiesta RoCam Hatch – R$ 34.227,00
Hyundai HB20 Comfort – R$ 32.935,00
Hyundai HB20 Confort Plus (mais completo, com ar-condicionado e vidros elétricos) – R$ 36.040,00
Jac J2 – R$ 31.990,00
Jac J3 2012/13 – R$ 34.990,00
Nissan March – R$ 31.990,00
Peugeot 207 – R$ 35.690,00
Renault Clio – R$ 25.150,00
Volkswagen Gol G4 – R$ 33.652,00
Volkswagen Novo Gol – R$ 34.141,00

 





10 thoughts on “COMPARATIVO DE PREÇOS DE CARROS POPULARES

  1. Muito boa essa matéria, estava mesmo precisando de um comparativo entre 30 e 35. Porém acho que deveriam incluir na “configuração padrão” ar condicionado. Quem compra carro acima de 30 que um ar condicionado. Com isso iria arrancar da disputa o ONIX, por exemplo. Ah!… O HB20 tb tem que aumentar o custo… Esses valores ai são para carro com manivela!! Para colocar vidros elétricos fica por 35!!

    • Tem razão Rafael, a gente sempre quer. As montadoras oferecem os pacotes de opcionais com preço muito alto, e o comparativo acaba mudando para a casa de 35 a 40 mil. Estamos atualizando o texto com Onix versão LT e HB20 Comfort Plus mais completos e mais caros (faixa de 36 mil reais). Também vamos incluir o Ford Fiesta Rocan e o Jac J3, que está em promoção para modelos 2012/13, porém com configuração padrão. Obrigado pela participação!

  2. Excelente matéria, você já fez todo o trabalho fazendo a simulação.
    Com entrada cada vez mais forte das coreanas, japonesas com carros com os itens chamados pelas outras montadoras de ‘opcionais’ as mais populares como a Fiat e VW tendem a incluir este itens como de serie, deixando os carros mais atrativos num valor mais baixo.
    Também concordo com o termo ‘carcaça’, aliás é o termo que costumo usar para os carros ditos ‘populares’.

    Abraço.

    • Sim, e durante o ano de 2013 a concorrência forte deve provocar uma guerra de preços, pois Volkswagen e Fiat não tem grandes novidades. Talvez a Volkswagen lance o Up no Brasil ainda esse ano, mas deve ser no segundo semestre. Para se manter na liderança devem fazer boas promoções e aumentar os pacotes tecnológicos dos carros atuais. E na hora da compra ainda vale uma boa “chorada” na concessionária, pois cada loja tem suas margen de negociação.
      Obrigado pela participação, Marilucia!

  3. Pingback: Comparativo de preços e carros populares | blogandonoticias.com

  4. Olá, estou afim de comprar um carro nessa faixa de preço completo (se possível) e gostaria que me ajudasem a fazer uma boa escolha, pois moro numa cidade não muito grande então creio que será melhor uma das marcas de maior comercio mais penso muito no Onix e no fiesta, oque vocês acham ? O gol ou o Palio seria melhor ?

    Desde já, obrigado !

  5. Pena que são muito caros. Os carros no Brasil custam 4 vezes mais caro que nos EUA e lá a gasolina e as estradas são boas. Até quando vamos aceitar isso?

  6. os preços aqui no Brasil são muito altos,vc compra um gol no chile por R$18.000 e o gol é produzido aqui no Brasil e nós brasileiros pagamos um absurdo pelo carro,até um de segunda mão sai caro,se liga meu povo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE